quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Eu, meu pulmão e o Governo


 Fui ao médico hoje, peguei a receita de 3 medicamentos para asma e fui ao Posto de Saúde do  Bairro, porque a médica me informou que eu iria receber gratuitamente os medicamentos.

Cheguei por volta das 14:00 horas, fiquei na fila da Farmácia do Posto, e na minha vez, a moça me informou que só tinha um remédio, mas me deu um papel com endereço de uma Farmácia do governo próximo da Avenida Brasil. Lembrei que na minha adolescência eu ia muito naquela rua que eu agora deveria ir.. Engraçado como os re´médios mudam com os anos..Antes eu usava pessoas, hoje uso medicamentos...rsrsrs
Fui pra lá, estacionei, e logo fui atendida e informada que não havia os remédios  mas que eu deveria ir a uma Farmácia que trabalha com a Farmácia Popular.
Voltei para o meu Bairro, e na Farmácia que sempre compro, (tem cartaz de Farmácia Popular), fui informada que só trabalham com remédios para hipertensão e diabetes. Sai frustrada e me dirigi para a Drogasil do Cambuí (deixo o nome aqui, porque todos devem saber o que é bom, já que o ruim todos sabemos). Eu já tinha visto um cartaz lá...

Cheguei e ao mostrar a receita, logo me deram os 2 medicamentos, sendo que 1 deles eu iria pagar muito pouco (o governo subsidia ele na Farmácia Popular, enquanto tá em falta na Farmácia do Posto, pelo que entendi).
Fiz as contas, e vi que eu havia economizado próximo de 90,00 reais. Como uso medicamento da Farmácia de alto custo (também do Governo) eu tenho uma economia de próxima de R$ 150,00 reais/mes. Fiquei agradecida ao Governo, mesmo sabendo que pago impostos regularmente, mensalmente. Mas antigamente eu nunca tive isso!

Perdi uma hora andando de carro atrás das farmácias para ganhar os remédios...

E pensei comigo: já imaginou como uma pessoa mais pobre de recurso financeiro, que tenha que  andar de ônibus, como ela suporta isso???

Que diferença há entre ela e eu???

Eu agradeci por ter o que tenho, e mesmo a minha asma, que posso ter recurso para ir ao médico e ter os medicamentos, mas, o pobre financeiramente falando, terá que andar muito mais que eu. Terá que gastar tempo e andar de ônibus para ir atrás do remédio, para poder respirar!

Então com a lição de hoje aprendi que respirar requer paciência, tolerância e insistência...
Eu diria que respirar depende sim da nossa boa vontade em manter os pulmões saudáveis para que um novo ar entre, e que a limpeza leve embora o ar que teima em ficar... Depende de nós deixarmos a tristeza ir embora, para de novo cantar!
Uma noite de paz a todos!

Nenhum comentário: