terça-feira, 26 de março de 2013

RAZÃO PARA VIVER

Em palestra proferida pelo Psicólogo baiano, Andenauer Novaes, há um tempo atrás em Campinas, foi solicitado a ele um resumo da palestra e ele deu a todos nós 8 Razões para Viver.

1- Enfrente (aceite) a morte.

2- Encontre o passado.

3- Aprenda com a solidão.

4- Encontrar alguém.

5- Aprender equilibrar-se financeiramente.

6- Aceitar seu corpo.

7- Aceitar a mediunidade (aceite a influência das pessoas e que você influencia pessoas)

8-Acredite em Deus. Como é o seu Deus.

Muitos anos já se foram, no mínimo 10 anos...
Naquela palestra, eu era outra...
Mas como eu gostava dele, escrevi para pensar futuramente, a gente pensa menos quando se é nova...
Hoje mais experiente da minha vida (rsrsrs, ninguém quer envelhecer sem ficar melhor, nem eu!) revi o escrito de outrora.
Ainda não consigo seguir os 8 passos acima, alguns ainda estou aprendendo, mas tenho certeza de que é o caminho.
Com certeza eu naquela época, eu não achava nem que tinha passado, e agora vejo o quanto o passado já passou, apenas porque fui encontrar ele.
Queremos viver no presente, mas deixamos coisas encobertas, pendências, algumas coisas inacabadas lá atrás, e seguimos saltitantes à frente, como se aquilo tudo tivesse acabado.
E ao envelhecer, aquilo tudo volta ...
Não sei se volta ou se a gente procura para ver como se vai para o futuro.
Assim sendo, a gente pega o que deixou, tira o pó, lava a lama, tira as crostas...
Há muito material importante que foi deixado friamente, por nada...
Também encontra-se material que já ficou disforme pelo desgaste do tempo, e não tem utilidade nenhuma agora, podendo ser deixado no lixo seletivo.
Outras coisas podem ser jogadas fora no lixo tradicional.
Há coisas que têm utilidade para outras pessoas no hoje.
Mas há material que simplesmente tem vida, tem luz...
Pegamos esse material e ficamos impressionado com a energia que traduz...
Depois de tanto tempo, ainda tá novo...
É aquela hora mágica, momento único, em que você encontra com você mesma!
Pelo menos comigo foi assim...
Voltei ao passado, peguei eu que tinha ficado lá longe e trouxe para viver em mim.
Agora essa vida incorporada em mim, me ajuda a levantar diariamente, trabalhar, estudar, rir, chorar, e saber que todos nós temos uma Razão para Viver!
Bom caminhar para você!

Nenhum comentário: