quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

CONSTELAÇÃO FAMILIAR

O método de trabalho com as Constelações Familiares foi desenvolvido nos inícios dos anos 80 por Bert Hellinger, filósofo e psicoterapeuta alemão.
Este método traz à luz os sistemas familiares e seus emaranhamentos, que podem ser os causadores de muitas doenças, dificuldades, fracassos, depressões e etc em nossas vidas.
Através da Constelação é possível que os emaranhamentos apareçam e também as soluções. CONSTELAÇÃO FAMILIAR
O método de trabalho com as Constelações Familiares foi desenvolvido nos inícios dos anos 80 por Bert Hellinger, filósofo e psicoterapeuta alemão. Ele é considerado um dos psicoterapeutas contemporâneos mais inovadores em trabalhos com indivíduos, casais e família. Apresentou seu trabalho a um grande público de terapeutas em 1999 no Rio de Janeiro, em 2001 em São Paulo. Desde então o seu trabalho vem se expandido cada vez mais no Brasil. Tem vindo ao Brasil pelo menos uma vez por ano.
O QUE SÃO AS CONSTELAÇÕES FAMILIARES?
Este método traz à luz os sistemas familiares e seus emaranhamentos, que podem ser os causadores de muitas doenças, dificuldades, fracassos, depressões e etc em nossas vidas.
Quando membros de uma geração da família deixam situações por resolver, membros das gerações posteriores podem inconscientemente assumir a responsabilidade de reestabelecer a "ordem" nesta família, trazendo à tona problemas e/ou dificuldades pelos quais não são responsáveis.
Através da Constelação é possível que os emaranhamentos apareçam e também as soluções.
A "alma" é sábia, estamos ligados a uma grande força. Esta força maior é a alma. A consciência da família nos une e existe uma transmissão de geração para geração que cria uma cadeia de destinos e o mesmo amor que faz adoecer tem a sabedoria da solução quando torna consciente na configuração da constelação familiar.
A colocação de constelações familiares é uma forma de reunificação familiar dentro da alma. Se permitirmos, ela repercute de maneira benéfica na nossa alma.
Em nossos workshops colocamos a constelação familiar dos participantes, confiando nas forças positivas que nos ajudam a encontrar boas soluções para nós e nossa família. Muitas vezes assumimos inconscientemente encargos provenientes de nossa família e satisfazemos expectativas que são estranhas a nós mesmos. Elas nos conduzem a um comportamento desnecessário e incompreensível. Através da constelação familiar podemos trazer à luz tal comportamento e elucidá-lo. Isso aumenta a capacidade de entender o nosso próprio comportamento, permitindo a reconciliação consigo mesmo e com a própria família.
Soluções pessoais podem também emergir sendo apenas espectadores e/ou tomando parte na constelação de outros participantes.
A QUEM SE DESTINA O TRABALHO COM AS CONSTELAÇÕES FAMILIARES:
Pessoas interessadas em encontrar soluções para questões de âmbito familiar, relacionamento a dois, profissional, saúde, religião ou etnia. A todos aqueles que quiserem conhecê-lo ou colocá-lo em prática posteriormente ( psicoterapeutas, médicos, consultores, profissionais da área de saúde, educação, recursos humanos)”.
O QUE SÃO OS REPRESENTANTES?
Os representantes são escolhidos do grupo. Aqueles que querem constelar a sua família escolhem, via de regra, os representantes. Eles fazem assim: bem centrados, tomam cada um dos representantes pelos ombros e os colocam sem refletir muito, em algum lugar no recinto. E isso é tudo.
E aqueles que estão representando não pensam em nada. Eles se recolhem e se deixam levar pelas suas sensações. O que se manifesta em meu corpo? Por exemplo, talvez o braço fique quente, ou pesado; sinto vertigens, ou qualquer outra coisa que queira aflorar. E é exatamente isso que acompanhamos, o que nos ajuda a encontrar uma solução. Porque a solução que procuramos não está em nossa cabeça, não está na cabeça do constelador, vem do sistema, do sistema que está sendo constelado. E nós apenas acompanhamos o que surge daí. Nada mais.

Nenhum comentário: