sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

QUANDO COMER AUMENTA A FOME - Dieta rica em gorduras reduz saciedade

http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/10/17/quando-comer-aumenta-a-fome/



QUANDO COMER AUMENTA A FOME - Dieta rica em gorduras reduz saciedade
(Revista Fapesp outubro 2013- Maria Guimarães e Ricardo Zorzetto)

Título interessante e artigo muito atual para quem acha que comer gorudra perde a fome...
transcrevo algumas frases que achei interessante:

... É que quanto mais rica em gordura é a comida, mais se quer comer.

.... A dieta hiperlipidica torna mais ativos os neurônios que induzem a fome", explica o bioquimico gaúcho MArcelo Dietrich, pesquisador na Faculdade de Medicina da Universidade YAle, nos Estados Unidos.

... Esse desequilíbrio (entre neurônios da fome e  da saciedade) surge em consequência de mudanças nas mitocôndrias, as organelas que produzem energia nos neurônios.

... Mesmo durante o jejum, quando a energia é escassa e o metabolismo de muitas células diminui, uma parte desses neurônios permanece consumindo energia para garantir o impulso de buscar o alimento.

... essa ativação anormal (dos neurônios) ocorre porque as mitocõndrias, produtoras de enrgia daaas células, o trifosfato de adenosina (ATP), se fundem. Maiores e menos abundantes, as mitocõndrias geram mas ATP e turbinam a atividade dos neurônios AgRP, aumentando a fome e o acúmulo de gordura.

"A fusão das mitocôndrias causada pela dieta em gordura é uma novidade", relata Dietrich. Na situação oposta, quando o organismo está em jejum prolongado, as mitocôndrias se dividem. Menores e mais abundantes, elas são menos eficientes na produção de ATP.

Para Dietrich a importância desses dois estudos é mostrar que uma mesma molécula pode gerar efeitos muito distintos conforme a célula em que atuam. Mesmo em grupo de células vizinhas na mesma região do cérebro, por isso não é simples obter um composto único que atue sobre as vias de sinalização da fome e da saciedade para tratar a obesidade, hoje uma epidemia que atinge 17% dos brasileiros com mais de 20 anos, segundo dados do IBGE. Num país em que há abundância de alimentos gordurosos e no qual as refeições pouco saudáveis em lanchonetes são uma solução comum para a correria cotidiana, os resultados de Dietrich e colegas adquirem tom de urgência.


CONFIRAM A REPORTAGEM!


Nenhum comentário: