segunda-feira, 26 de abril de 2010

ATITUDES E REPOSTAS...

Em 1996 enquanto cursava meu Mestrado na Unicamp, recebi do meu orientador Prof. Dr. Miguel A. Areas, na disciplina de Pós graduação Sistema Digestivo,uma mensagem intitulada Atitudes, e achei que era escrito por ele... Resolvi então fazer uma carta resposta. Hoje após 14 aos encontro nos meus pertences, e quero compartilhar com quem me ler. (Luciana)

ATITUDES

Meu cunhado abriu a última gaveta da cômoda e retirou um pacote embrulhado com papel de seda. “Isto”, ele disse, “não é uma combinação... é uma lingerie”. Apertou-a contra o rosto marcado pelas lágrimas tentando sentir o perfume de sua mulher; depois de algum tempo, com o olhar perdido nas suas lembranças, disse-me: “Lígia comprou-a há 9 anos atrás. Ela nunca usou; estava guardando-a para o décimo aniversário do nosso casamento...uma ocasião muito especial. Acho que agora a ocasião chegou”. Colocando sua mão trêmula em meu ombro me aconselhou: “nunca guarde nada para uma ocasião especial. Todo dia é uma ocasião especial”. Nesse momento, minha sobrinha de 4 anos entrou no quarto e, abraçando meu cunhado, perguntou inocentemente: “papai. por que mamãe não me disse adeus ?
Um breve silêncio emoldurou pai e filha num pálido retrato de uma insuportável saudade...
Fiquei pensando neles o tempo todo. Quando voltei para casa olhei, novamente, o cartão postal que minha irmã enviara da sua lua de mel no Rio de Janeiro... ; o mar era de um azul cristalino...da cor dos olhos de Lígia. Ela havia planejado, para o ano que vem, sua segunda lua de mel ...no mesmo lugar...
Pensei em todas as coisas que minha irmã não pode ver, fazer, sentir e ouvir...; lembrei-me das palavras do meu cunhado...; elas mudaram minha vida. Acho que ela não deveria ser uma prova diária, de caráter eliminatório, que nos obriga a ter sempre sucesso, ainda que para isso eliminemos parte do nosso caráter.
Portanto, estou lendo os livros que antes apenas colocava em ordem na estante. Fico sentado na grama admirando a paisagem de um jardim qualquer sem a preocupação de ficar procurando pelas ervas daninhas. Descobri que poderia permanecer mais tempo junto com minha família e amigos do que em reuniões e compromissos perfeitamente dispensáveis. Estou tentando reconhecer esses momentos e usufruí-los. Minha mulher e eu não “guardamos” mais nada; resolvemos usar todas as nossas porcelanas chinesas e cristais que ganhamos como presentes de casamento em substituição às “panelas de alumínio com teflon” e aos inquebráveis copos de requeijão. Duas garrafas de vinho raro que eram admiradas como relíquias foram abertas para comemorarmos eventos especiais como perder alguns quilos, ganhá-los novamente, plantar algumas mudas de “onze horas”, rever velhos álbuns de fotografia há muito esquecidos no fundo do armário ou, simplesmente, porque tínhamos sede. “Algum dia” e “um dia desses” já não são tão freqüentes no meu vocabulário.
Não sei o que a minha irmã teria feito se soubesse que estaria aqui para o amanhã a que todos nós foi permitido. Talvez ela teria achado tempo para telefonar para toda a família e antigos amigos se desculpando por brigas e reparando erros sem nenhuma importância...; quem sabe teria terminado seu curso de inglês, abandonado tantas vezes por falta de tempo, para assistir aos filmes ser precisar da legenda...; são essas pequenas coisas não realizadas que me deixariam angustiado se meu tempo tivesse terminado. Angustiado por não ter escrito as cartas, poesias e canções que pretendia, não ter dito mais freqüentemente às pessoas com as quais convivo o quanto eu as amava; hoje, penso que aquilo que deixamos de fazer por nos parecer óbvio demais talvez possa ser compreendido como omissão, principalmente, por quem amamos...; coisas assim como um aperto de mão, um abraço ou um sorriso seguido de um “bom dia...muito obrigado...eu te amo”.
Estou tentando, enfim, não adiar, impedir ou guardar alguma coisa que proporcione momentos de alegria porque cada minuto de vida é um presente de Deus. E, quandoterminar meu último minuto, quero partir sem a mágoa de não ter realizado todas essas pequenas coisas que dão, realmente, sentido à vida.
Se agirmos assim, acredito que, ainda que partamos, a saudade que deixarmos será acompanhada da esperança de um “até breve” sem o gosto amargo do definitivo adeus...;
(adaptação livre de um texto anônimo – Miguel)

REPOSTA ÀS ATITUDES



Sensação estranha tive ao entrar naquele quarto, justamente naquela hora... Que poderia eu fazer, ninguém acreditaria em min, não ouviriam a voz de quem cumpriu uma tarefa idealizada pelo Mestre...
Não sei se saberei narrar a emoção sentida, é como se o coração quisesse sair num galope desenfreado para entrar naquele peito que eu sabia conhecer... Quantas batidas uníssonas tivemos, só Deus é testemunha. Mas, de fato a respiração ficou ofegante e num piscar de olhos me vi olhando uma vitrine de loja, cuja camisola enfeitava o corpo de uma boneca manequim. Recordo-me a emoção que senti, ao me imaginar usando aquela lingerie para comemorarmos nossa data de casamento, achei mesmo que seria perfeita para uma lua de mel. Adentrei pela loja sem perceber nada, a visão na minha mente era nossa lua de mel, foi quando a vendedora me trouxe ao presente, e, como não queria ninguém na comemoração, mexi nos cabelos indicando à minha mente que eu ainda estava na loja... Feita a compra, tratei de colocar a lingerie junto a um sachet perfumado, não ,me lembro o nome do perfume mas tenho certeza que ao senti-lo direi : é esse!
Estranho a nossa mente, passado, presente e futuro se misturam, fazendo com que as emoções dominem nossa alma.
Tentei abrandar a aflição saudosa do ente amado, mas parece que não sentia sequer minha presença, estava tão preso no passado, talvez se ele passasse as mãos nos cabelos brancos, voltasse ao presente. Passei a perceber que cada um de nós vive em um tempo, não existe a distância e sim a adaptação do sentimento egoísta. Claro que valeu a pena guardar aquela camisola com tanto carinho, afinal todas as vezes que eu corria o olho pela gaveta sentia enorme prazer, dava asas à imaginação e vivi feliz assim, não derrubei uma lágrima nela, deixei-a repleta de sonhos que enfeitaram minha vida e, agora, meu grande amor a usava como lenço...
A vida realmente é uma grande escola ... Todos ingressam sabendo que vai haver provas, dificuldades, alegrias e que as disciplinas devem ser estudadas a contento para ingresso em nova série. Porém quando o professor chega um dia e diz: prova surpresa, o pessoal apavora e quer cair fora...Nestas condições, só passa realmente quem estiver preparado a contento do professor.
Por isso caro mano, tenha certeza que momentos felizes reais ou sonhados fazem bem, não há necessidade de preocupar com o futuro que talvez não venha, sonhe com um futuro bonito e mesmo que não aconteça terá sido válido para seu coração ficar feliz. Não pense no amanhã fúnebre de separados para sempre... Sei que faria eu tudo de novo, porque eu acreditava no que vivia e vivo, o amor é a plenitude de nossas vidas, mas saiba você querido, que ainda tem gente que não conhece esse sentimento porque está preso em um passado ou futuro fúnebre, dizem que estas pessoas não têm memória saudável. Quando a criatura tem certeza da vida além da matéria, não tem medo de guardar lembranças de grandes belezas, não precisa correr contra o tempo porque ele está a nosso favor, Deus dá tempo para todo mundo fazer tudo o que for mais saudável para todos, até mesmo aprenderem a guardar as coisas não se importando se estas não forem usadas como gostaríamos que fosse, é o guardar sem egoísmo. Minha lingerie foi comprada com um objetivo: ser feliz, e fui, até mesmo vendo meu bem usando-a como lenço, ele sempre ficou bonito com os olhos molhados.
Espero que o postal do Rio de Janeiro traga recordações positivas e alegres, caso contrário rasgue-o. Não quero decepcioná-lo, mas ninguém até hoje conseguiu Ter o último minuto, só alguma música. O que é o minuto se não houvesse o relógio?
Vai aqui meu recado, coração não envelhece, não morre, por isso não despede dos entes amados. Viva sem medo de ser feliz, faça as pessoas ao seu redor felizes. Tudo o que fazemos na nossa vida devemos acreditar para não arrependermos mais tarde.
(Luciana - missionára da Nutrição)




Nenhum comentário: