sábado, 2 de junho de 2012

CHAPEUZINHO VERMELHO- EU!

Quando a gente é criança adotamos uma estória por algum motivo, e quando crescemos vamos entendendo o significado daquela escolha...


Contos de fadas sempre acabam bem, finais felizes, casais se amando para o resto da vida (embora a gente nunca os veja depois de aparecer na tela: THE END), o bem triunfa sempre e o mau acaba nas grades ou educa-se em novo ser...

Estórias infantis trazem algumas vivências para nós, que ao sermos crianças introjetamo-nos em um personagem e assim parece que conseguimos crescer sendo o herói de nossas vidas...

Na verdade eu só me dei conta dessas estórias e realidade sobre elas há pouco tempo, com uma amiga LucimariaDaí eu fiquei pensando nas minhas estórias, dos "erois" que eu gostava e que eu queria que fossem herois meus...

Lembrei-me de como Chapeuzinho Vermelho me marcou:
  • ninguém morria no conto, a não ser o Lobo Mau, mas afinal ele era um bicho, e eu preferia que os humanos vivessem...
  • Também tinha apenas poucos personagens: a Chapeuzinho, sua mãe, sua avó e o caçador, o lobo era irracional e eu julgava-o insignificante.
  • Chapeuzinho vive só, porque não há ninguém na floresta;
  • Chapeuzinho era corajosa, obediente e esperta (embora me parecesse boba ao fazer perguntas idiotas, ela estava ganhando tempo com o Lobo);
  • ela cantava pelo caminho que percorria, para espantar a solidão...
  • ela percebe a transformação da vovozinha e começa com as perguntas idiotas, como se estivesse pensando internamente o que fazer...
  • quando o Lobo vai atacá-la, chega o Caçador, que além de impedir o sofrimento da Chapeuzinho, consegue resgatar a vovozinha da barriga do Lobo, com vida...
  • termina a estória com o Lobo Mau morto, e assim a floresta estaria pronta para ser visitada por inteira...
  • fim de tensão no caminho..
  • o caçador trouxera a paz à Chapeuzinho!
Muitos anos depois de eu pensar nos motivos da escolha por esta estória, revejo a minha história de vida...
Tenho certeza hoje eu escolhera UM SENTIDO PARA A VIDA, usando essa estória. Eu sempre buscaria o Caçador!
Há uma semana ganhei um cãozinho Black ou Wolf (ainda não sei como chamá-lo, parece que fica mais dócil quando Black e mais endiabrado quando Wolf) e olhando para ele, me lembrei de mim...
Como passei a vida atrás do Caçador!!!
Tudo o que fiz, vivi e senti, tinha um objetivo: ENCONTRAR O CAÇADOR!!!
Num belo dia, sem perceber, e nem mais me lembrar da estória.............
Percebi agora, que escolhi estória errada, porque na Chapuzinho o Caçador, a menina, mãe e vovozinha terminam juntos, e eu?
Eu reflito na mãe de mim mesma que sou, me deixando solta à floresta do desconforto emocional, do desamparo amoroso, sem refletir...
Eu reflito na Chapeuzinho que sou, completamente desligada da cena, sem se quer se dar conta que a vida está passando, e não há ninguém na floresta da vida que apavore tanto quanto a mentira...
Vejo em mim a Chapeuzinho que quer agradar alguém, mas esquece de se proteger, acreditando que um simples casaco vermelho com capuz seja suficiente para encapar-me..
Encontro em mim a vovozinha que ainda não entendeu que doces não são adequados á idade, que comer com a boca não é necessário quando se tem alimento na alma... Vejo-me como alimento de lobo mal intencionado e que por incrível que pareça saio ilesa de sua barriga, porque Meu Eu não faz digestão na barriga alheia ao amor!
E como não ser a Caçadora? Sorrio vendo em mim a grande Caçadora que sou, caço pessoas, caço amores, caço sorrisos, caço paz, caço tranquilidade e adoro resolver problemas dos outros...
Não sei como escrever aqui uma respiração profunda que nesse momento faço, e não devo escrever aqui sobre o meu caçador...
Ter um Caçador é você simplesmente saber que você vive porque um dia ele RESGATOU VOCÊ.
É esse caçador que habita minha alma, que me atende aos chamados sem gritos, que me olha sem julgamento, e que me mostra o quanto ainda preciso crescer...
Gostei da Chapeuzinho, gosto muito de mim, e assim como não sei o nome do autor da Chapeuzinho vermelho, não declinarei o nome do CAÇADOR DE MIM.

2 comentários:

Luciana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana disse...

por incrível que pareça, meu teraputa diz que não entende porque eu resolvo escolher personagens que me atrapalham a vida.... diz ele que o caçador impediu a Chapeuzinho de ser Mulher, e eu ainda assim aprovo o que ele fez... Eu naõ entendi a estória como de fato ela é... Ainda uso da estória como eu acrsdito que ela seja!!!!!